Mitos e verdades sobre o chocolate | Chocolatier

Mitos e verdades sobre o chocolate

Publicado: 04/03/2019

Existem muitas verdades e mitos sobre o chocolate. Desde o seu efeito para a pele até a sua capacidade de acelerar o metabolismo, são muitas as histórias que circulam sobre o assunto.

É fato que a única unanimidade em torno do chocolate é que ele é simplesmente irresistível!

Como todo mito tem o seu fundinho de verdade, a Chocolatier te ajuda a desvendar com clareza os efeitos que o chocolate pode proporcionar no seu corpo.

O primeiro fato é que, quanto mais amargo, mais benefícios o chocolate traz. Isso acontece porque, quando a porcentagem de cacau ultrapassa 50%, a presença de açucares e gorduras saturadas é menor, o que diminui o risco para obesidade e doenças vasculares.

Desta forma, o chocolate amargo abre espaço para outros dois outros fatos sobre o tema: ele acelera o metabolismo e ajuda a reduzir a pressão. É isso mesmo: o chocolate com mais de 50% de cacau é rico em gorduras mono insaturadas, que ajudam no emagrecimento e reduzem a vontade de consumir doces refinados. Além disso, ele melhora a função endotelial e diminui a adesão plaquetária, o que reduz a pressão arterial.

Vale lembrar, porém, que o chocolate por si só não faz milagres em relação a estes problemas, portanto nada substitui uma alimentação equilibrada e um bom acompanhamento nutricional.

Entre os malefícios do produto, muitos acreditam que ele acelera o envelhecimento da pele e aumenta o número de espinhas, mas estas afirmações também são mitos!

O cacau é rico em flavonóides, que são antioxidantes potentes que, aliados às epicatequinas, diminuem os radicais livres responsáveis por envelhecer a pele, deixando-a mais saudável e menos suscetível ao envelhecimento.

Já sobre as espinhas, não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a relação, mas é importante ressaltar que a maioria dos benefícios são relacionados ao alto teor de cacau, então o problema pode ser ligado às gorduras das versões mais doces.

O próprio sabor já basta para devorarmos um bom chocolate, mas é sempre bom saber que ainda existem benefícios no seu consumo. A fonte destas curiosidades foi o site Vix e a gente espera que você tenha gostado deste conteúdo!

E aí, você também tem alguma verdade ou mito para compartilhar conosco sobre chocolates? Diga nos comentários!

 

Fonte: Vix
Foto: 
Agência Getty Images

Voltar